sexta-feira, 21 de março de 2014

Por um novo olhar. Por uma nova Campinas


Quando fui convidada a assumir a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas virei noites em claro pensando no desafio que tinha pela frente, mas aceitei. A princípio recusei o convite do prefeito de Campinas Jonas Donizete, mas fui convidada por ele a fazer o decreto de criação da secretaria e quando vi o desenho dessa secretaria, tudo que poderíamos fazer para termos de fato uma cidade inclusiva comecei a pensar sobre a possibilidade de aceitar o desafio. Fui caminhar pela cidade e comecei a perceber de uma forma diferente todos os desafios que tínhamos, os postes, as calçadas. Foram duas noites em claro até que, incentivada por minha mãe, marquei uma audiência com o prefeito e aceitei o desafio. Desafio porque estava indo para uma área totalmente diferente da que estava - eu coordenava uma equipe no departamento jurídico de uma grande empresa da iniciativa privada.

Entre todos os motivos que me fizeram topar o desafio de estar a frente da Secretaria da Pessoa com Deficiência foi a certeza de que precisamos não apenas de rampas e leis, precisamos que todas as pessoas, inclusive as que têm deficiência, sejam vistas como sujeito de direitos e deveres. A inclusão no Brasil ainda passa pelo problema de nem sempre perceber o outro como sujeito de direitos e por isso percebo a necessidade de uma mudança conceitual, uma mudança de percepção.

O que queremos com a Secretaria e o que quero enquanto cidadã é despertar esse olhar, esse novo olhar frente as pessoas com deficiência. Essa mudança intangível que não podemos materializar, mas que podemos sentir no dia a dia, no respeito, na quebra de tabus para tratar de temas que envolvem a deficiência em todas as suas manifestações. Enquanto não tocarmos nesse intangível, enquanto não promovermos uma mudança de olhar não adianta subir rampas ou entrar em ônibus adaptado. Sonho com um dia em que não seja preciso uma secretaria para tratar das questões da pessoa com deficiência, porque quando esse dia chegar teremos alcançado essa verdadeira inclusão. Até lá vamos lutar juntos para que esse dia chegue.

Emmanuelle Garrido Alkimin
Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário