segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sesc São Paulo promove ciclo Cinema e Deficiência terá Libras e Audiodescrição

CICLO ASSIM VIVEMOS NO SESC SÃO PAULO, PRÓXIMA SEMANA!


CICLO DE FILMES DO FESTIVAL ASSIM VIVEMOS!
Exibição com LIBRAS e Audiodescrição (e Voice-over nos filmes estrangeiros) gravados.
Mais uma chance de conhecer os filmes do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência.
Veja a programação completa abaixo:


PROGRAMAÇÃO SESC CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
CICLO DE FILMES DO ACERVO DO FESTIVAL ASSIM VIVEMOS, de 8 a 13 de dezembro


Para saber mais clique aqui.

Dia 08/12, segunda-feira, às 15h Tema: Infância com deficiência
Convidado: Lucio Carvalho - Editor do Portal Inclusive, Inclusão e Cidadania

Filmes:
Meu Primo
Direção: Adam Elliot (5 min., Austrália, 1998)
Sinopse: Animação com bonecos de massinha. Lembranças da infância de um menino com paralisia cerebral. O narrador conta as travessuras que faziam juntos quando crianças, como as tentativas de voar de cima do galinheiro e as corridas desenfreadas com carrinhos de supermercado.

Filme: Uma vida para viver
Direção: Maciej Adamek (Polônia, 20min., 2003)
Sinopse: Um filme sobre crianças com deficiência visual sendo preparadas por seus professores para uma vida independente. Acompahamos as atividades diárias das crianças, quando elas aprendem a abotoar a roupa, amarrar os cadarços, reconhecer sons e objetos, e até a cozinhar. Entrevistadas, elas falam sobre o que querem ser quando ficarem adultas e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para seus planos e sonhos. Filme premiadíssimo, do mesmo diretor de “Até que a morte nos separe”.

Dia 09/12, terça-feira, às 15h Tema: Produção artística / estética

Convidado: Rogério Ratão
Escultor e ceramista. Participou de mostras coletivas dentro e fora do país e realizou sua primeira individual no Centro Cultural São Paulo em 1995. Atualmente trabalha em seu próprio atelier com modelagem em argila sem o recurso da visão. Desde 2011 atua como professor-artista no programa Igual Diferente do MAM-SP.


Filmes:
O Óbvio e o Obtuso
Direção: Nuria Polo (14 min., Espanha, 2006)
Sinopse: Uma pessoa cega assiste a um filme numa sala de projeção. Ouvimos a audiodescrição da cena que ela assiste. A seguir, vemos uma série de entrevistas do diretor com diversas pessoas cegas em busca do exercício inverso: as imagens cinematográficas buscando reproduzir as percepções cotidianas descritas pelos cegos. A percepção visual combinada com as imagens sugeridas pelos cegos possibilita uma nova reflexão sobre imagem e espectador.

Um Toque de Cor
Direção: Catalin Bry lla (11 min., Reino Unido, 2004)
Sinopse: Após adquirir uma deficiência visual, o pintor inglês Terry Jackson teve que reestruturar radicalmente tanto sua vida quanto sua técnica de pintura. Sua arte reflete a mudança pela qual passou, e mostra sua constante luta para manter a pintura como forma de expressão. O filme mostra as novas técnicas que desenvolveu e a cumplicidade com sua esposa no processo de criação.


Uma mudança na percepção
Direção: Dan Monceaux (13 min., Austrália, 2006)
Sinopse: O filme é um estudo experimental, humanístico e informal sobre viver sem visão. Diálogos com três mulheres australianas, ilustrados com animações, fotos e imagens feitas com câmera Super8, convidam o espectador a celebrar a beleza das perspectivas únicas daquelas mulheres. As imagens, quase sempre abstratas, não ilustram literalmente o que os depoimentos contam, apenas propõem uma tradução dos sentimentos. O filme se derrama como um sonho e uma estimulante experiência sensorial.


Dia 10/12, quarta-feira, às 15h Tema: Produção artística / estética

Convidado: Lara Pozzobon
Curadora do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, projeto responsável pela introdução da audiodescrição em eventos culturais no Brasil em 2003.


Filmes:
Você queria fazer um filme?
Direção: Gali Weintraub (Israel, 20 min., 2003)
Sinopse: Jovem com paralisia cerebral aspirante a cineasta vai em busca de uma dupla de dançarinos formada por uma mulher com sequelas de pólio e seu filho, para realizar um documentário. Durante o processo de filmagem, descobre mais do que a história da dupla, revelando-nos sua intimidade e o conflito que surge entre diretora e personagens.

A Casa
Direção: Vivienne Jones (Reino Unido, 8 min., 2003)
Sinpse: Mistura de documentário e animação, o filme mostra um grupo de mulheres com deficiência intelectual que falam de suas vidas e memórias por meio de desenhos, que vão sendo transformados em animações pela diretora Vivienne Jones.


Dia 11/12, quinta-feira, às 15h Tema: Silêncio e LIBRAS

Convidado: Leonardo Castilho
Educador surdo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Integrante do coletivo de artistas e educadores Corposinalizante, idealizador e responsável pela equipe Vibração e Sencity.


Filmes:
Egito
Direção: Katrin Resetarits (Áustria, 10 min., 1998)
Sinpose: Filme experimental sobre o universo da surdez em escolas e parques de Viena, no qual silêncios e ruídos são propositalmente contrastados. Crianças surdas se comunicam na sala de aula e um menino conta, em Língua de Sinais misturada com mímica, a história de uma aventura no Egito.

Filme: O resto é silêncio
Direção: Paulo Halm (Brasil, 22 min., 2003)
Sinopse: Com elenco composto por atores surdos e totalmente "falado" em LIBRAS, a sensível história de amor entre um casal de adolescentes surdos leva a uma dupla reflexão: por um lado, sobre a riqueza da comunicação não-verbal; por outro, sobre a relevância do som no cinema. O contraponto é dado pelas divertidas peripécias dos adolescentes, cujo silêncio é mais que eloqüente.


Dia 12/12, sexta-feira, às 15h Tema: Universo particular

Convidado: Lara Pozzobon
Curadora do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, projeto responsável pela introdução da audiodescrição em eventos culturais no Brasil em 2003.


Filmes:
Bate na Madeira
Direção: Vivienne Jones (6 min., Reino Unido, 1996)
Sinopse: Animação. Um homem se prepara para dormir. Entretanto, ao invés de cair no sono, ele passa o tempo todo verificando as luzes, os relógios, a janela, as portas... Quanto mais ele tenta controlar o ambiente ao seu redor, mais este parece ameaçador. Um filme sobre a pequena distância entre as ações corriqueiras e a insanidade.

Diário de Wood
Direção: David E. Meyers (13 min., EUA, 2006)
Sinopse: Acompanhe um homem por um dia e descubra o que a maioria das pessoas demora uma vida para aprender. Wood vive com sua mãe. Constrói figuras humanas de madeira e interage com elas. Todos os dias, ao sair e ao chegar em casa, repete um singelo e amoroso ritual com suas esculturas. Apenas com imagens, sem diálogos, o filme proporciona uma comovente experiência estética.

Por Fora / Por Dentro
Direção: Nick Pentzel (6 min. EUA, 2002)
Sinopse: Nossa aparência exterior não expressa o que há em cada um de nós. Nick Pentzell, autista e mudo, divide conosco sua profundidade interna. Auxiliado pelo diretor Gwen Waltz, desenvolve uma maneira original de apresentar as complexidades de seu cotidiano. São de sua autoria os textos e poemas mostrados no filme.


13/12, sábado, às 15h Tema: Cegos em atividades criativas
Convidado: Leda Spelta - Psicóloga e Especialista em Acessibilidade Web – Acesso Digital

Filme: Gente que Voa
Direção: Tom Collinson (24 min., Reino Unido, 2004)
Sinopse: Um campeão mundial de pipas e suas tentativas de ensinar seu chefe cego a empinar pipas. O filme mostra performances incríveis em um campeonato radical e apresenta um cego que reconhece pelo ruído todos os tipos de avião, suas rotas e destinos. Um documentário sobre duas pessoas e uma mesma paixão: o vôo.

Filme: Os Pregadores de Roupa
Diretor: Joël Brisse (22 min. França, 1997)
Sinopse: Alban é um rapaz cego de 15 anos que lida com sua deficiência com auto-ironia e despreocupação. Sua rotina é basicamente entre sua casa e a escola, onde se diverte com os amigos. Um dia, é premiado com uma câmera por um projeto especial na escola e de algum modo descobre que nem tudo na vida é imediatamente acessível a ele. Mas encontra sua maneira particular de lidar com a nova experiência.


Todas as sessões contarão com LIBRAS e Audiodescrição (com Voice-over) gravados. Nos debates, Intérpretes de LIBRAS.


LOCAL: SESC CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO


Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo - SP
TEL.: 11 3254-5600
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br
Horário de Funcionamento
segunda a sexta, 10h às 22h
sábados e feriados, 9h30 às 18h30


 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DIA DAS CRIANÇAS - Brinque! Criança estimulada se desenvolve melhor!

É provável que a essa altura a timeline da sua página no Facebook esteja tomada de fotos de crianças. Fotos antigas que rememoram essa fase tão importante na vida de todos nós. Todos já fomos crianças e sabemos a importância que esse período têm em nossas vidas por isso, brinque! Se você tem filhos, sobrinhos ou até mesmo amigos vivendo essa linda fase da vida, brinque com eles. Estimule para que o desenvolvimento seja saudável. A brincadeira é um excelente método para desenvolver a auto estima, o corpo, a mente, a afetividade e a criatividade. 


Brincando as crianças entram em contato com diferentes texturas, histórias, exercitam a imaginação e aprendem a resolver problemas e conflitos durante a convivência entre duas ou mais crianças. A criança quando estimulada com as brincadeiras sente-se mais segura, sente-se forte para mostrar seus sentimentos e mais segura para o convívio social. A criança com deficiência pode receber inúmeros benefícios ao ser estimulada com as brincadeiras. Cada uma exige uma atenção única e nada melhor que conhecer as potencialidades e limitações de cada criança para saber como e quando estimular. Por isso a busca por uma cidade cada dia mais inclusiva e consciente é a principal luta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) para que nossas crianças tenham espaço e possibilidades de crescer saudável e alegre. Feliz Dia das Crianças! 

Abaixo algumas sugestões de brincadeiras, listas pela Fundação Dorina, de como brincar com crianças cegas ou de baixa visão. Confira:

Dicas de como brincar com a criança com deficiência visual (cega ou com baixa visão)
- Use toques e voz suaves ao se comunicar com a criança que tem deficiência visual, aproximando sua face do rosto dele para que ela possa percebe-lo e toca-lo.
- Auxilie a criança a conhecer o próprio corpo com toques enquanto nomeia cada parte tocada.
- Incentive que a criança siga em direção ao som de brinquedos ou da sua voz. É interessante ter brinquedos que emitam sons, como chocalhos, bolas e pelúcias com guizos.
- Brinque com a criança com deficiência visual e incentive que outras pessoas também brinquem e interajam com ela. Assim, ela se tornará mais sociável e receptiva, facilitando os relacionamentos interpessoais.
- Imite os sons que seu bebê faz e crie estímulos para que ele possa imita-lo. Isso auxiliará na comunicação.
- Se o bebê ainda não senta, coloque-o de lado para manusear o brinquedo. Invista em brinquedos com texturas diferenciadas, para estimular o tato e a percepção de diferentes objetos.
- Dê objetos à criança nomeando-os e relacionando às possíveis ações que poderão ser feitas com este item. Exemplo: “A bola. Pegue a bola. Chute a bola. Jogue a bola para cima”.
- Procure usar brinquedos contrastantes, coloridos, luminosos, de diversas texturas e tamanhos.
- Propiciar momentos em que a criança manipule e crie espontaneamente jogos a partir da exploração de objetos concretos.
- Brincadeiras com miniatura de objetos, como animais e meios de transportes, possibilitam que a criança tenha uma melhor compreensão de objetos muito grandes ou impossíveis de serem alcançados (casinha com telhado, elefante, caminhão, avião, fogão, geladeira).
- Vale incentivar brincadeiras infantis com o uso das mãos, como dedo mindinho, seu vizinho; passa anel.
- Em jogos com bola, se não for possível ter uma bola com guizo, envolva a bola com saco plástico, assim ela fará barulho enquanto se desloca.
- Salte para o alto. Com a criança agachada, segure em suas mãos e peça para ela se levantar ”bem forte e bem alto”, ajudando com um leve “puxão“ para cima.

Jogos, brinquedos e brincadeiras para fazer com as crianças cegas e com baixa visão

- Brincadeiras de roda: cantigas, parlendas, rimas;
- Meu mestre mandou…Como sugestão, trabalhar o esquema corporal com as crianças, solicitando que coloquem as mãos na cabeça, joelhos, pescoço, cotovelo, barriga, pés, mãos, etc.
- O que é, o que é? Brincar de adivinhação utilizando as mãos para descobrir a textura e formato dos objetos. Materiais como embalagens de xampu, escova de dentes, talheres (colher e garfo), chaves, caneta/ lápis, frutas, etc.
- Vai e vem - Brincar alternando a criança de lugar é um estímulo à coordenação visuomotora
Fantoches/Dedoches – estes brinquedos estimulam a imaginação, linguagem e o pensamento, além de  favorecerem a comunicação e expressão de sentimentos e emoções.
- Blocos de construção: Brincar com blocos favorecem o desenvolvimento da atenção e concentração, associação de formatos  e tamanhos, desenvolvimento de movimentos amplos e finos, coordenação visuomotora e noções de equilíbrio. Estes brinquedos também propiciam à criança a satisfação de inventar, construir, desconstruir e transformar, estimulando a criatividade.
- Massa de modelar - Estimula o desenvolvimento da coordenação motora fina e a criatividade.
- Jogo da velha adaptado – Permite interação com quem não tem deficiência visual.
- Jogo da memória tátil: Utiliza a percepção tátil e a memória para reunir o maior número de peças.
- Manter as brincadeiras que incluam brinquedos diversos como bonecas e carrinhos mantém a brincadeira das crianças que não enxergam com as que enxergam, sentindo-se incluídas.

Outras brincadeiras que retomam a infância dos pais e visa incluir as crianças nos momentos de lazer:
- Estátua;
- Passa anel;
- Centopéia;
- Telefone sem fio.

Brincadeiras fáceis de produzir
- Jogo de argolas: Estimula a percepção visuomotora, a identificação de cores para as crianças com baixa visão e a relação número / quantidade.
Confecção: Colocar uma porção de areia no fundo de 10 garrafas descartáveis. Cortar tiras de papel crepom colorido e colocar uma cor em cada garrafa. Recortar números de 1 a 10 em papel preto ou fita adesiva preta e fixar cada número em uma garrafa. As argolas podem ser confeccionadas com tampas de plástico ou anéis de fitas adesivas que encaixem nas garrafas.

- Jogo de boliche: Estimula a percepção visuomotora, a identificação de cores e a relação número x quantidade.
Confecção: Colocar uma porção de areia no fundo de 10 garrafas descartáveis. Cortar tiras de papel crepom colorido e colocar em cada garrafa uma cor.
Recortar números de 1 a 10 em papel preto ou fita adesiva preta e fixar cada número em uma garrafa. As bolas podem ser confeccionadas com meias velhas. E podem ter guizos em seu interior.

(*)Profissional: Edni Fernandes Silva, pedagoga na Fundação Dorina Nowill para Cegos. A profissional é pós-graduada em psicopedagogia e hospitalar em clínica pelas Faculdades Integradas Campos Salles e cursa pós-graduação em psicomotricidade pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção. 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Programação





Data: 09/10/2014

Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas

Horário: 08h30 às 12h30

Inscrição gratuita por meio da página http://campinas.sp.gov.br/formularios/form-marco-
regulatorio-soc-civil-out2014/

Objetivo: Capacitar gestores, representantes de organizações da sociedade civil e conselheiros dos

conselhos de políticas públicas

Programação

8:30 as 09:00 – Credenciamento

09:00 as 09:30 – Abertura

9:30 as 11:00 – Apresentação da Lei no 13.019/2014 (Marco Regulatório das Organizações da

Sociedade Civil)

Laís de Figueirêdo Lopes

Assessora especial do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da

República, com atuação na agenda do Marco Regulatório das Organizações da

Sociedade Civil, é advogada e mestre em direito das relações econômicas e sociais

pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integrante

voluntária do International Center for Not-for-Profit Law (ICNL), participou, na

ONU, do comitê ad hoc que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas

com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Foi membro do Conselho Nacional

dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pelo Conselho Federal da Ordem dos

Advogados do Brasil (OAB).

11:00 as 12:15 – Perguntas e Debate

12:15 as 12:30 – Encerramento

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cinema Petrobrás em Movimento com LIBRAS e Audiodescrição - Confira programação


​​                 
Projeto Cinema Petrobrás em Movimento, SMPD - Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas e Unicamp / Grupo de Estudos em audiodescrição SMPD / LAB-Laboratório de acessibilidade apresentam: Cinema Petrobrás em Movimento com LIBRAS e audiodescrição              

Programação                                              
Dias 25/09 (4ªf) 9:00h                Filme: Brichos 
Local: Casa do Lago / Unicamp. Cidade Universitária / Barão Geraldo. Campinas
Sessão com audiodescrição ao vivo de Fernanda Landin kruth / Grupo de Estudos SMPD / LAB Unicamp . 
 Equipe de apoio: Odila Fonseca

Dia 03 /10  ( 6ªf)  10:00h (sem LIBRAS)  e (15:00h com LIBRAS)     Filme: Brichos 
 Local: MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó 859. Centro. Campinas, SP
Sessão com audiodescrição ao vivo de Lilian Vilela / Grupo de Estudos SMPD / LAB Unicamp .                                       Equipe de apoio: Odila Fonseca

 Dia 04 / 10 (sábado) às 15:00                         Filme: Brichos 
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó 859. Centro. Campinas, SP
Sessão com audiodescrição ao vivo de Lilian Vilela / Grupo de Estudos SMPD / LAB Unicamp .                                       Equipe de apoio: Odila Fonseca 

Dia 08/10 (4ª f)  16:00h   e 19:00h -       Filme: Uma história de amor e fúria
Local: Casa do Lago / Unicamp. Cidade Universitária / Barão Geraldo. Campinas
Sessão com audiodescrição ao vivo de  Marília Dessordi / Grupo de Estudos SMPD / LAB Unicamp​​
 Equipe de apoio: Odila Fonseca 

         


    Apoio: MIS Campinas                                                                    Casa do Lago Unicamp
                                                                                         

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SMPD no Setembro Azul


A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD), em uma das ações para marcar o Setembro Azul discutiu a questão da inclusão de pessoas com deficiência auditiva na escola em evento no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação 'Dr. Gabriel Porto'. (CEPRE), da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O Setembro Azul é um marco fundamental para a mobilização nacional  na defesa das escolas bilíngüe para surdos. Trata-se de um movimento que tem como prioridade o modelo da inclusão. O evento ocorreu no último dia 25 de setembro e contou com a participação da secretaria municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Emmanuelle Alkmin, da professora doutora Christiane Couto, que é coordenadora do curso de Graduação em Fonoaudiologia, na Unicamp, e da professora doutora Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, que é coordenadora do CEPRE/FMC, e do professor doutor Luis Alberto Magna, pró-reitor de Graduação da Unicamp.



Na foto temos a secretária municipal Emmanuelle Alkmin, 
falando ao microfone, ao lado do professor doutor Luís Alberto
Magna, da professora doutora Christiane Couto e da professora
doutora Angélica Bronzatto de Paiva e Silva durante palestra. 

XVII Encontro Brasileiro de Usuários do Dosvox - Confira a Programação





Você sabe o que é o Dosvox? Trata-se de um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Com ele é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas. Esse ano, o Encontro Brasileiro de Usuários do Dosvox será realizado em Manaus e visa  trocar experiências e melhorar o uso do sistema. O valor da inscrição é de 50 reais. Confira a Programação. 

Para fazer sua inscrição e obter mais informações clique aqui

Programação Preliminar do XVII Encontro Brasileiro de Usuários do Dosvox
Período: 17 a 20 de novembro de 2014
Local: Quality Hotel Manaus


Dia 17 de novembro (segunda-feira):


14h às 17 h - Credenciamento e entrega de materiais;

18h às 19h - abertura oficial Composição da mesa; Palavra dos componentes da mesa;

19h às 20h15 - Palestras:

19h às 19h25 - 1ª Tema: O DOSVOX como Instrumento de Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual - Palestrante: Coordenador do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/UFRJ - Prof. Antônio Borges;

19h25 às 19h50 -  2ª Tema: Programa Nacional de Tecnologia Assistiva - Palestrante: Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência SNPD - Dr. Antônio José Ferreira;

19h50 às 20h15 - 3ª Tema: Programa Estadual de Tecnologia Assistiva - Proassistir - Palestrante: Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas - SEPED - Dra. Vânia Suely de Melo e Silva;

20h30 às 22h - Espaço cultural/Coquetel de abertura.


Dia 18 de novembro  (terça-feira):

08h às 10h - Mesa redonda e debates - Coordenador de Mesa: (a definir) - Tema: A Utilização da Tecnologia Assistiva como instrumento de Desenvolvimento das Organizações de e para Pessoas com Deficiência Visual - 

Debatedores:

Presidente da União Latino-americana de Cegos  (OLAC), Dr. Volmir Raimondi;

Presidente da Organização de Cegos do Brasil - ONCB, Dr. Moisés Bauer Luiz.

10h às 12h - Palestras - Coordenador de Mesa (a definir) - Tema: O Sistema DOSVOX - Palestrantes: Equipe do NCE/UFRJ.

12h às 13h40 - Almoço.

13h40 às 14h: Espaço da Organização;

14h às 16h30 - Oficinas:

I Tema: Android - comandos e configurações básicas no celular - Instrutor: Prof.: Kelerson Souto Viana;

II Tema: Utilização básicas dos dispositivos com o Sistema iOS, por meio do VoiceOver - Instrutor: Prof.: Francisco Euvislânio Pereira;

III Tema: O Uso do dosvox na Sala de Aula do Ensino Regular - Instrutor: Prof.: Wagner Maia;

IV Tema: O Estudo à Distância de Disciplinas Online Utilizando a plataforma moodle com O DOSVOX - Instrutora: Camila Gandini; 

V Tema: (reservado a Equipe do NCE/UFRJ).

16h30 às 16h50 - intervalo;

16h50 às 19h - Palestras - Coordenador de Mesa (a definir)

16h50 as 17h20- I Tema: Os Leitores de Tela e oAmbiente de Trabalho da Pessoa com Deficiência Visual - Palestrante: (a confirmar);

17h20 as 17h50 - ll Tema: webquest - Palestrante: Prof.: Paulo Sérgio Ilídio;

17h50 as 18h20 -  lll Tema: quimivox - Palestrantes: Alex Santos de Oliveira e Marcos Dias de Morais;

18h20 as 18h50 - lV Tema: O Uso do DOSVOX no Trabalho de Atendimento Presencial ao Público -Palestrante: Camila Gandini.

18h50 as 19h30 - Perguntas aos Palestrantes.

19h30 às 19h45: informes e término dos trabalhos do dia.

Dia 19 de novembro  (quarta-feira):

08h às 10h: apresentação de projetos e produtos em tecnologia assistiva - Coordenador de Mesa (a definir)

08h às 08h40 - Nome: Projeto cão guia robô - Expositores:Nedinalva de Araújo Sellin e JOELVA GOMES PAGOTTO;

08h40 às 09h - Projeto Mapa Tátil: Jogo Cidadão - Dra. Claudia Guerra Monteiro;

09h às 09h20 - (a definir);

09h20 às 09h40 - (a definir);

09h40 às 10h10 - perguntas aos expositores.

10h10 às 12h - Palestras - Coordenador de Mesa (a definir)

10h10 as 10h40: 1ª - Tema: Acessibilidade nas Redes Sociais Através da Áudio-Descrição - Palestrantes: Profa.: Lindiane do Nascimento e Profa.: Aparecida Pereira Leite.

10h40 as 11h10: 2ª - Tema: Rádio Web como Forma de Trabalho e Renda para Pessoas com Deficiência Visual: O Comércio Legal - Palestrantes: Prof.: Ricardo Souza da Silva e Prof.: Fernando de Paula Zamboni;

11h10 as 11h30: 3ª - Tema: Lei Complementar 142, lei da aposentadoria reduzida para pessoas com deficiência e BPC/LOAS - Palestrante: Camila Gandini;

11h30 as 12h:  Perguntas aos Palestrantes.

12h às 13h40: Almoço;

13h40 às 14h: Espaço da Organização;

14h às 16h30: Oficinas:

I  Tema: Android: Comandos Básicos e Configuração no Tablet, por meio do Talkback - Instrutor Ricardo Souza da Silva;

II  Tema: O desenvolvimento de páginas web em drupal, utilizando o Dosvox - Instrutor: Prof.: Wagner Maia;

III Tema: Como Scanear Documentos para Uso de Pessoa com Deficiência Visual - Instrutora: Camila Gandini;

IV Tema: Como Utilizar o questvox na Sala de Aula e nos Cursos Preparatórios de Concurso Público como Ferramenta de Aprendizagem - Instrutor: Prof. Paulo Sérgio Ilídio;

V Tema: (reservada à Equipe do NCE/UFRJ).

16h30 às 16h50: Intervalo;

16h50 às 19h - Palestras - Coordenador de Mesa (a definir)

16h50 as 17h20: 1ª - Tema: Edição de áudio profissional pelo Sound Forge - Palestrante: Cristian Siqueira dos Santos;

17h20 as 17h50: 2ª - Tema: (reservada à Equipe do NCE/UFRJ);

17h50 as 18h20: 3ª - Tema: (reservada à Equipe do NCE/UFRJ);

18h20 as 19h:  Perguntas aos Palestrantes.

19h às 19h40: Encerramento e candidatura da cidade sede do XVIII Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX;

20h30 às 22h: Espaço cultural com os encontristas e coquetel de encerramento.

Dia 20 de novembro  (quinta-feira):

08h às 11h: Programação cultural e turística.

A Comissão Organizadora do XVII Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX
Mário Célio Ferreira de Castro Alves
Subcoordenador de Programação e Comunicação


Realização e coordenação: 

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (SEPED)
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (CONEDE-AM)
União dos Deficientes Visuais de Manaus (UDEVIMA) 
Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (ADVAM)
Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ)

Apoio: Instituto Federal do Amazonas - IFAM; Fundação de Pesquisa do Amazonas - FAPEAM; Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM; Secretaria do Estado de Educação e qualidade do Ensino - SEDUC e Empresa de Turismo do Amazonas Amazonastur.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Primeiro Fórum Sobre Inclusão da Pessoa Com Deficiência - Programação


      


 PREFEITURA MUNICIPAL DE  CAMPINAS
Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPD


I FÓRUM SOBRE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA –
PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Local: Auditório da Escola SENAI Campinas
Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 71 - São Bernardo (entrada pela Av. Amoreiras)

8 hs – Coffee break
8:30hs – Abertura da Solenidade
9hs – Painel 1 – O Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Pessoa com
Deficiência no âmbito municipal – experiências e desafios
Palestrantes:
Juliana Pazianotto – Secretária Municipa da Pessoa com Deficiência da cidade de
Capivari- SP
Emmanuelle Alkmin – Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de Campinas
– SP
Mediador: Cid Torquato - Secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Pessoa com
Deficiência de São Paulo/SP
10 hs - Painel 2 – A empregabilidade para a Pessoa com Deficiência –
experiências e desafios
Palestrantes:
Dra. Renata Coelho – Procuradora do Trabalho – Ministério Público do Trabalho
Regional Campinas-SP
Dr. Sebastião de Jesus – Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Campinas –
Ministério do Trabalho e Emprego
Apresentação de “cases” de empresas de sucesso na contratação da pessoa com
deficiência
Mediadora: Sec. Emmanuelle Alkmin
11 hs - Painel 3 – A Pessoa com Deficiência e o Terceiro Setor – o papel do
Terceiro Setor nas Políticas Públicas em atenção à pessoa com deficiência
Palestrantes:
Aracélia Costa – Superintendente Executiva da APAE SP
Carlos Ferrari – Presidente da AVAPE/SP
Valdir Oliveira –  Diretor Financeiro e ex Presidente da Casa da Criança Paralítica – Campinas/SP
Mediador: Marcos Pellegrini - ex Secretário Adjunto de Estado da Pessoa com
Deficiência de Campinas