quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Para ver o mundo além da visão



Cuso de Audiodescrição que capacitou 25 profissionais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é um importante marco da contribuição da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) na luta por proporcionar condições para uma acessibilidade verdadeira. A preocupação com a inclusão está muito além da construção de rampas de acesso, elevadores ou mesmo ônibus adaptados. É claro que tudo isso é importante, mas quebrar a barreira da falta de conhecimento acerca das pessoas com deficiência é um grande passo para vencer preconceitos e promover a garantia de direito de todas. 

Basta uma rápida auto avaliação para pensar se cada um de nós sabemos como nos portar com naturalidade e respeito frente a pessoas com deficiência. Como um professor deve se comportar em uma turma que tenha uma pessoa cega ou surda? Como lidar com uma criança com deficiência intelectual em uma turma de crianças que não tenham deficiências? Um médico está preparado para atender um paciente mudo? Como os artistas podem pensar suas obras para garantir que pessoas cegas tenham acesso ao conteúdo? São questões que por muito tempo estiveram e, ainda estão em alguma medida, fora da preocupação da maioria das pessoas. 

São questões que levam a reflexões mais profundas e a busca por soluções. A Audiodescrição como um recurso de acessibilidade é uma das ferramentas de acessibilidade que podem proporcionar inclusão em diversas situações em que antes os cegos e pessoas com baixa visão eram esquecidas, como peças de teatro, visitas a museus, passeios turísticos e tantas outras situações em que estamos 'escravizados' pela visão. Despertar para uma outra forma de ver o mundo é um passo mais que necessário. Nesse sentido, o curso de Audiodescrição ministrado pela assessora da SMPD e audiodescritora, Bell Machado, está alinhado com as nossas diretrizes para a garantia da inclusão e acessibilidade real.  


"O Curso de audiodescrição que ministrei para funcionários do INSS foi uma experiência muito importante, porque me deparei com profissionais altamente qualificados de diversos estados do Brasil e que trouxeram suas experiências particulares e a demanda locais. Creio que a SMPD está cumprindo seu objetivo de dar formação às pessoas de segmentos diversos para trabalharem com qualidade e responsabilidade no que se refere a inclusão e acessibilidade", declarou Bell Machado. A curso de formação em Audiodescrição segue agora para uma nova etapa, direcionada a capacitar funcionários da Prefeitura de Campinas e qualificar o atendimento dos serviços públicos municipais. O curso de 42 horas segue de 05 de setembro a 05 de dezembro. 


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Profissionais do INSS recebem formação da SMPD em Audiodescrição

A audiodescritora e assessora da SMPD, Bell Machado, fala a funcionários do INSS
durante formação em Audiodescrição oferecida na Escola de Governo em Campinas.
 Durante toda essa semana (de 18 a 22 de agosto), funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, de diversas partes do Brasil participam de formação em Audiodescrição oferecida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) que ocorre na Escola de Governo para Desenvolvimento do Servidor (EGDS). O curso de 40 horas visa capacitar essas pessoas, com um embasamento teórico e prático, para que se tornem agentes da acessibilidade através da Audiodescrição, que é um recurso  de acessibilidade direcionado a pessoas cegas e de baixa visão. É a partir das informações visuais fornecidas pelo audiodescritor que a pessoa com deficiência visual pode elaborar melhor suas percepções ao assistir diversos tipos de evento, como espetáculos de teatro, dança, musicais, óperas, desfiles, exposições de arte, mostras de fotografia, passeios turísticos e diversos outros.






O gerente da agência do INSS de Paratinga (BA), Marcelo Bezerra Martins, de 39 anos (foto acima) afirma que a formação em Audiodescrição vai contribuir para ampliar o atendimento. "Com essa formação teremos uma nova percepção, um novo olhar a respeito da pessoa com deficiência e vai possibilitar a participação de pessoas cegas ou com baixa visão nos cursos de formação por nós oferecidos."




A secretaria municipal da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin (foto acima) participou da abertura do curso de formação na última segunda-feira (dia 18)  e ressaltou a importância da Audiodescrição para ampliar a capacidade de percepção do mundo para pessoas com deficiência. Transformar imagens em palavras é o grande desafio do audiodescritor, ressaltou também a instrutora do curso, Bell Machado (foto acima no canto direito).

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

SMPD promove duas capacitações em Audiodescrição


Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) oferece cursos de formação em Audiodescrição. Para agosto e setembro estão previstas duas formações, ambas ministradas assessora da SMPD, audiodescritora e pioneira da Audiodescrição no Brasil, Bell Machado. A primeira, que ocorre de 18 a  22 de agosto, será direcionada a servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, e vai receber pessoas interessadas de Brasília que virão a Campinas especialmente para a formação. Em setembro uma segunda turma, direcionada a servidores da Prefeitura de Campinas, terá início. 

O objetivo é capacitar essas pessoas, com um embasamento teórico e prático, para que se tornem agentes da acessibilidade através da Audiodescrição, que é um recurso direcionado a pessoas cegas e de baixa visão. É a partir das informações visuais fornecidas pelo audiodescritor que a pessoa com deficiência visual pode elaborar melhor suas percepções ao assistir diversos tipos de evento, como espetáculos de teatro, dança, musicais, óperas, desfiles, exposições de arte, mostras de fotografia, passeios turísticos e diversos outros. Se existe um audiodescritor descrevendo, por exemplo, a paisagem durante uma caminhada ecológica, ou mesmo descrevendo os detalhes durante um curso ou palestra a capacidade de absorção de informações das pessoas cegas é ampliada. 

Dessa forma, formar servidores municipais, especialmente os que atuam na área da educação, cultura, cinema, televisão,  saúde, turismo, gestão, informática e comunicação é ampliar a capacidade da própria Prefeitura em atender bem a todos os que vivem em Campinas. Desde que a SMPD foi criada, em 2013, já foram oferecidos diversos cursos de capacitação em Audiodescrição e LIBRAS. O serviço também tem sido procurado por outros órgãos e por isso a realização de capacitações como esta que será oferecida aos servidores do INSS de Brasília (DF).  Trata-se de uma capacitação de 40 horas, realizada em uma semana de curso na Escola de Governo para Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Acreditamos em iniciativas como esta, direcionadas a capacitar a todos, a mudar o olhar de todos a respeito das pessoas com deficiência. São iniciativas assim que irão garantir uma cidade verdadeiramente inclusiva, um País verdadeiramente melhor. 

Bell Machado dentro de uma cabine acústica para realização de Audiodescrição
do espetáculo PERCH, do Lume Teatro, realizado em Campinas, em julho. 
Descrição da fotoL Bell está sentada, olha para a câmera e sorri. Em sua cabeça
está  um microfone pequeno. Ela tem cabelos curtos e castanhos, levemente 
ondulados. Veste casaco verde escuro e usa cachecol em tom mais claro de 
verde. Segura uma folha de papel. Através do vidro da cabine em que ela está
podemos ver o público, que aguarda o inícido do espetáculo. Foto: Lillian Bento

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Um sonho antigo, uma conquista única! Cuidar para Incluir.

A partir de hoje (04 de agosto) a cidade de Campinas passa a contar com um serviço inédito: a presença de cuidadores para atender crianças e adolescentes com deficiência, estudantes da Rede Municipal de Ensino, que necessitem de qualquer cuidado especial. O serviço é fruto de uma parceria entre nós, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e da Secretaria Municipal de Educação. 

O cuidador é um profissional especializado em dedicar atenção ao estudante com deficiência e todas as escolas da rede pública municipal que tenham crianças ou adolescentes com deficiência e necessitem de atenção receberão o serviço. Em princípio serão contratados 100 profissionais para atender essa demanda. Estamos felizes com essa conquista. O lançamento será hoje as 9h15 no Salão Vermelho do Paço Municipal.