quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Para ver o mundo além da visão



Cuso de Audiodescrição que capacitou 25 profissionais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é um importante marco da contribuição da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) na luta por proporcionar condições para uma acessibilidade verdadeira. A preocupação com a inclusão está muito além da construção de rampas de acesso, elevadores ou mesmo ônibus adaptados. É claro que tudo isso é importante, mas quebrar a barreira da falta de conhecimento acerca das pessoas com deficiência é um grande passo para vencer preconceitos e promover a garantia de direito de todas. 

Basta uma rápida auto avaliação para pensar se cada um de nós sabemos como nos portar com naturalidade e respeito frente a pessoas com deficiência. Como um professor deve se comportar em uma turma que tenha uma pessoa cega ou surda? Como lidar com uma criança com deficiência intelectual em uma turma de crianças que não tenham deficiências? Um médico está preparado para atender um paciente mudo? Como os artistas podem pensar suas obras para garantir que pessoas cegas tenham acesso ao conteúdo? São questões que por muito tempo estiveram e, ainda estão em alguma medida, fora da preocupação da maioria das pessoas. 

São questões que levam a reflexões mais profundas e a busca por soluções. A Audiodescrição como um recurso de acessibilidade é uma das ferramentas de acessibilidade que podem proporcionar inclusão em diversas situações em que antes os cegos e pessoas com baixa visão eram esquecidas, como peças de teatro, visitas a museus, passeios turísticos e tantas outras situações em que estamos 'escravizados' pela visão. Despertar para uma outra forma de ver o mundo é um passo mais que necessário. Nesse sentido, o curso de Audiodescrição ministrado pela assessora da SMPD e audiodescritora, Bell Machado, está alinhado com as nossas diretrizes para a garantia da inclusão e acessibilidade real.  


"O Curso de audiodescrição que ministrei para funcionários do INSS foi uma experiência muito importante, porque me deparei com profissionais altamente qualificados de diversos estados do Brasil e que trouxeram suas experiências particulares e a demanda locais. Creio que a SMPD está cumprindo seu objetivo de dar formação às pessoas de segmentos diversos para trabalharem com qualidade e responsabilidade no que se refere a inclusão e acessibilidade", declarou Bell Machado. A curso de formação em Audiodescrição segue agora para uma nova etapa, direcionada a capacitar funcionários da Prefeitura de Campinas e qualificar o atendimento dos serviços públicos municipais. O curso de 42 horas segue de 05 de setembro a 05 de dezembro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário