sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SMPD e Unicamp mantém Grupo de Estudos em Audiodescrição



As reuniões acontecem todas as primeiras quartas do mês, das 14:00h às 16:30h. O grupo é formado por pessoas com e sem deficiência visual, professores da Unicamp, funcionários, alunos dos cursos de audiodescrição, estudantes da Unicamp, e servidores da SMPD. Formado em 2013, após o  Curso de Introdução à Audiodescrição, ministrado pela audiodescritora Bell Machado, em uma parceria entre a SMPD e a Unicamp.

O objetivo é realizar pesquisas  sobre audiodescrição e formar um laboratório para que  alunos que já fizeram o curso possam praticar a elaboração de roteiros de audiodescrição  e mesmo fazer audiodescrição ao vivo em eventos como seminários, teatro, cinema, dança, museus, etc. As coordenações conjuntas são de Bell Machado, audiodescritora e assessora na SMPD , Magali e Valéria, do laboratório de acessibilidade da Unicamp.

A audiodescrição como recurso de acessibilidade não é somente um fator premente em nossas políticas públicas ou um direito da pessoa com deficiência visual a informação, ao lazer e à cultura, mas uma possibilidade de nossa sociedade sair de seus pequenos confortos e criar novos parâmetros para que se possa redimensionar e valorizar  a riqueza da diversidade. Todos nós só temos a ganhar com a inclusão social.

​"O grande desafio está em conscientizar as diversas áreas dentro da Universidade de que a audiodescrição, assim como outros recursos de acessibilidade, é um direito do cidadão e, portanto, a Universidade não pode continuar a ignorar a questão da inclusão no ambiente acadêmico", afirma Bell Machado.


Grupo de Estudos em Audiodescrição​ - SMPD e LAB - Laboratório de Acessibilidade da Unicamp



Grupo de Estudos em reunião realizada em setembro de 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário