quinta-feira, 14 de agosto de 2014

SMPD promove duas capacitações em Audiodescrição


Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) oferece cursos de formação em Audiodescrição. Para agosto e setembro estão previstas duas formações, ambas ministradas assessora da SMPD, audiodescritora e pioneira da Audiodescrição no Brasil, Bell Machado. A primeira, que ocorre de 18 a  22 de agosto, será direcionada a servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, e vai receber pessoas interessadas de Brasília que virão a Campinas especialmente para a formação. Em setembro uma segunda turma, direcionada a servidores da Prefeitura de Campinas, terá início. 

O objetivo é capacitar essas pessoas, com um embasamento teórico e prático, para que se tornem agentes da acessibilidade através da Audiodescrição, que é um recurso direcionado a pessoas cegas e de baixa visão. É a partir das informações visuais fornecidas pelo audiodescritor que a pessoa com deficiência visual pode elaborar melhor suas percepções ao assistir diversos tipos de evento, como espetáculos de teatro, dança, musicais, óperas, desfiles, exposições de arte, mostras de fotografia, passeios turísticos e diversos outros. Se existe um audiodescritor descrevendo, por exemplo, a paisagem durante uma caminhada ecológica, ou mesmo descrevendo os detalhes durante um curso ou palestra a capacidade de absorção de informações das pessoas cegas é ampliada. 

Dessa forma, formar servidores municipais, especialmente os que atuam na área da educação, cultura, cinema, televisão,  saúde, turismo, gestão, informática e comunicação é ampliar a capacidade da própria Prefeitura em atender bem a todos os que vivem em Campinas. Desde que a SMPD foi criada, em 2013, já foram oferecidos diversos cursos de capacitação em Audiodescrição e LIBRAS. O serviço também tem sido procurado por outros órgãos e por isso a realização de capacitações como esta que será oferecida aos servidores do INSS de Brasília (DF).  Trata-se de uma capacitação de 40 horas, realizada em uma semana de curso na Escola de Governo para Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Acreditamos em iniciativas como esta, direcionadas a capacitar a todos, a mudar o olhar de todos a respeito das pessoas com deficiência. São iniciativas assim que irão garantir uma cidade verdadeiramente inclusiva, um País verdadeiramente melhor. 

Bell Machado dentro de uma cabine acústica para realização de Audiodescrição
do espetáculo PERCH, do Lume Teatro, realizado em Campinas, em julho. 
Descrição da fotoL Bell está sentada, olha para a câmera e sorri. Em sua cabeça
está  um microfone pequeno. Ela tem cabelos curtos e castanhos, levemente 
ondulados. Veste casaco verde escuro e usa cachecol em tom mais claro de 
verde. Segura uma folha de papel. Através do vidro da cabine em que ela está
podemos ver o público, que aguarda o inícido do espetáculo. Foto: Lillian Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário