quinta-feira, 19 de junho de 2014

Lençóis Maranhenses - Audiodescrição de escultura de Simone Kestelman



Alinhado aos objetivos de inclusão e acessibilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) o trabalho da artista plástica Simone Kestelman foi apresentado a população de Campinas em fevereiro deste ano durante a Exposição Maravilhas, realizada de 12 a 26 de fevereiro no Shopping Dom Pedro. A artista desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil respeitando e incluindo deficientes visuais e deficientes auditivos e proporcionando a todos o acesso a arte. De acordo com números do IBGE, de 2010, no Brasil existem 35,7 milhões de pessoas com deficiência visual total ou parcial e, atualmente, a maioria delas está excluída do mundo das artes visuais, cências e audiovisuais.
Para este trabalho, a audiodescritora e assessora da SMPD, Bell Machado, traduziu em palavras todas as peças da exposição. No vídeo abaixo, é possível conhecer a Audiodescrição da peça Lençóis Maranhenses. Feche os olhos e divirta-se. Abaixo do vídeo temos a descrição da peça. 




O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O parque é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. *
“Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.” **

A escultura foi feita em tons de turquesa e branco representando assim a agua e o as dunas.  inspirada na noite. Foram utilizadas 10 lâminas de vidro recortadas, fundidas e impressas em forma de relevo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário