terça-feira, 24 de junho de 2014

Feche os olhos e veja: Igreja da Pampulha por Simone Kestelman


Foto mostra acima uma imagem real da Igreja da Pampulha, em Belo
Horizonte (MG) e abaixo a escultura de Simone Kestelman 

Como parte da Exposição Maravilhas, da artista plástica Simone Kestelman, a obra Igreja da Pampulha, feita em recortes de tiras de vidro, revelam às pessoas cegas como é a forma desse impressionante e bonito lugar. Com audiodescrição de Bell Machado, que é também assessora da SMPD, o vídeo descreve em detalhes a obra. Clique, assista e se encante. Se você não é cego, aproveite para fechar os  olhos e experimentar algo novo.  




Sobre aIgreja da Pampulha: 
Inaugurada em 1943,  a Igreja São Francisco de Assis é chamada Igreja da Pampulha,  e fica em Belo Horizonte, Minas GeraisO projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer e cálculo estrutural de Joaquim CardozoÉ considerada a obra-prima do conjunto Arquitetônico da Pampulha. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares.


Sobre a escultura de Simone Kestelman:
A escultura requereu a maior quantidade de conhecimento técnico e experimentos do Conjunto, as cores escolhidas foram inspiradas na paisagem, recortadas em tiras, montadas e queimadas em diferentes composições. Posteriormente recortadas, desencontradas e requeimadas para trazer a composição de pixel, que alem da obra em si sugerem a nova fase da artista.



.










Nenhum comentário:

Postar um comentário