terça-feira, 6 de maio de 2014

Pelo fim da Torre de Babel - Libras e Audiodescrição como premissa da inclusão

Imagine que você chegou em um país estrangeiro. Um lugar onde você não entenda nada do que dizem e tampouco consiga conversar com alguém, se fazer entender. Nessa situação, você tem um problema sério e precisa ir até uma repartição pública resolvê-lo...  Imaginou a angústia!? É exatamente essa a sensação de isolamento social por que passam todos os dias as pessoas cegas e surdas em um lugar onde não exista  acessibilidade. Uma verdadeira Torre de Babel em que ninguém se entende e, principalmente, ninguém é verdadeiramente respeitado.

Acabar com essa Torre de Babel e proporcionar respeito e oportunidades a todos foi nosso objetivo nesse primeiro ano junto a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD) de Campinas e vamos continuar avançando, pois meu objetivo e de toda a nossa equipe sempre foi que a garantia de direitos fosse algo espontâneo, sem a necessidade de luta ou até mesmo de uma secretaria. Enquanto esse dia não chega, nossa luta segue com firmeza e determinação.

Entre as conquistas da SMPD é está a capacitação dos funcionários da Prefeitura com cursos de Libras e de Audiodescrição. Até agora formamos 60 servidores municipais no curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizado pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor e oferecido gratuitamente. Nosso objetivo é garantir um atendimento de qualidade para a pessoa surda e nos alegramos porque alguns funcionários procuraram a capacitação espontâneamente por estarem interessados nos cursos. Até agora foram realizadas duas edições, cada uma com 30 vagas.

Iniciamos também, com a colaboração da assessora da SMPD e audiodescritora, Bell Machado, a capacitação em Audiodescrição, que ensina a fazer narração de cenas de filmes, teatro e programas de televisão para cegos. A primeira turma é formada por 20 servidores e seguimos com esse trabalho por todo o ano porque acreditamos que se nos entendermos melhor, se todos (pessoas com deficiência ou não) conhecermos melhor a realidade das pessoas com deficiência teremos uma cidade verdadeiramente inclusiva, tolerante e promissora.

Emmanuelle Garrido Alkimin

Bell Machado ministra aula em curso de Audiodescrição para servidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário