sexta-feira, 30 de maio de 2014

Um museu feito por nós, para TODOS!





Quando iniciamos os trabalhos na Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em Campinas, nosso maior objetivo era garantir uma mudança de paradigma em relação à pessoa com deficiência. Muito mais que construir rampas e aumentar a frota de ônibus adaptados, era preciso mudar algo que não podemos mensurar - o olhar. Campinas precisava de um novo olhar. Uma nova maneira de perceber que a pessoa com deficiência pode e deve estar em todos os espaços da cidade e que isso não deve ser algo digno de piedade, de olhares espantosos. Não que não seja importante as mudanças estruturais, tanto que estamos trabalhando por elas, mas despertar a sensibilidade sempre esteve em nossas prioridades.

Na última terça-feira, dia 27, vivi um momento de intensa alegria, pois vi a realização de um dos nossos projetos que visam garantir essa mudança de paradigma - a abertura da Exposição "Um Museu Feito Para Nós, Por Nós, no Museu da Imagem e do Som (MIS - Campinas). O projeto partiu do Centro Cultural Louis Braile de Campinas e quando nos procuraram para apresentar a proposta entendi que estavam nos dando um presente. Era uma grande chance de sensibilizar a população de Campinas para a inclusão.

Tenho certeza de que qualquer pessoa, qualquer artista que tiver contato com esse projeto nunca mais vai pensar em fazer nada sem pensar em inclusão. Sem pensar em como as pessoas com deficiência poderão ter acesso a seu trabalho. A exposição segue até o dia 28 de junho e as obras ali expostas são resultados das oficinas realizadas, principalmente, por pessoas cegas e surdas. Vá até o MIS Campinas e entenda um pouco da minha emoção. Abaixo compartilho algumas fotos desse dia maravilhoso com vocês.

Abraços e um ótimo fim de semana,

Emmanuelle Alkmin
Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas


Aqui estou ao lado do diretor de Cultura de Campinas,  Gabriel Rapassi

Aqui estou ao lado do Gabriel Rapassi e da assessora da SMPD, Bell Machado

Durante a fala do diretor de Cultura, podemos ver na imagem à esquerda a
presidente do Centro Cultural Louis Braile de Campinas, Norma de Moura
Ribeiro Torres. Ao lado dela a coordenadora do MIS Campinas, Adriana
Verri Maciel.

Aqui uma das obras da exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário